terça-feira, 20 de agosto de 2013

Como Tirar o Fundo Brando de um Desenho


Fala ai galera beleza!! Bom... Como teve uma boa galera me pedindo este tutorial, resolvi  adiantar as um pouco os tutoriais e passar esse tutorial.
Vamos então ao que nos interessa, esse tutorial vou mostrar uma maneira bem simples de começar a preparar o seu desenho pra ter uma arte finalização no PC digitalmente.

Primeiro escanei um desenho seu já finalizado e abra ele no Photoshop.


Aqui como da pra notar ele não foi mexido em nada ainda, só foi digitalizado no PC, A primeira coisa a ser feita é corrigir o brilho e contraste do desenho ressaltando as partes em preto dele.
Para isso segure o CRTL+L, que é o atalho no Photoshop para o controle de Níveis.


Aqui no meu desenho eu deixei esses valores, mais isso vai variar muito de desenho pra desenho, só tomem cuidado pra não saturar demais o desenho, 
Feito isso, de um OK,
Tem muitos desenhistas que já neste ponto começa a trabalhar com o desenho pintando por cima do desenho,  mais não recomendo muito fazer isso, porque dependendo como você for fazer colorir o desenho não vai ficar muito bom.
Explicarei isso com maior detalhe em outro tutorial, mais por enquanto vamos seguir aqui.
Agora que você já  arrumou a brilho e contraste do desenho, vamos deixar ele em preto  em banco, vá em Imagem/Modo/Tons de Cinza.


E ai vai aparecer esta opção.


Coloque em descartar, porque precisamos trabalhar com o desenho em preto e branco por enquanto.
Feito isso inverta as cores do desenho , vá em Imagens/Ajustes/Inverter, ou usar o atalho CTRL+I


Feito isso o seu desenho vai ficar assim


Agora selecione tudo com o CTRL+A ou em Selecionar/Tudo.
Depois de Selecionar tudo vá em Canais e segurando o CTRL clique com o botão esquerdo do mouse na miniatura que esta lá, fazendo isso você vera que vai selecionar todo o seu desenho desta forma.


Agora use o Copiar ou o CTRL+C e depois crie um novo projeto no Photoshop, em Arquivo e novo, ou CTRL+N.


Vai aparecer essa caixa de dialogo com todas as resoluções do desenho já nela, coloque o nome que você quiser neste projeto, e não precisa mexer em mais nada, só em Resolução mude para 300 dpi, caso queira imprimir o desenho.
Já no novo projeto Use o comando Colar ou o CTRL+V para colar o desenho, não estranhe se por um acaso não aparecer nada ou aparecer o desenho bem fraco de fundo como nesta imagem.


E normal que isso acontecesse mesmo, agora vá em Níveis novamente com o CTRL+L , e em Níveis de Saída deixe a segunda opção em 0 como mostrado aqui


E ai o seu desenho vai aparecer por completo. Volte a selecionar as camadas e você vera que o fundo branco foi separado do desenho, deixando o LIneArt separado do fundo. Como nesta imagem.


Mais o desenho ainda esta em preto e brando e agora vamos voltar a trabalhar com ele em cores, vá em Imagem/Modo/Cores RGB.


Em seguida vai aparecer esta mensagem dizendo se você quer achatar as camadas, sempre escolha a opção NÃO ACHATAR, desta foram o LineArt não vai se juntar com o fundo branco novamente.


Feito isso o seu desenho vai estar desta forma



E já vai estar pronto pra começar a ser colorido, o ideal é você ir colorindo ele criando camadas entre o fundo branco e o desenho.
Espero que esse tutorial tenha lhe ajudado a começar a Arte Finalizar os seus desenhos de uma maneira mais profissional, uma dica muito importante aqui é que, quanto melhor finalizado o desenho no papel, melhor ele ficara para trabalhar com ele no PC.